COBRA-SUCURI-VERDE (Eunectes murinus)


Características: pode medir até 11,6 m de comprimento. Muito volumosa, pesando às vezes mais de 150 kg , raramente ultrapassa os 8 metros , possui cores de fundo de um pardo azeitona, com ocelos negros em par na região dorsal, ventre amarelo vivo com manchas negras irregulares. N a cabeça possui uma faixa larga amarelo-escuro. Cabeça triangular, em pescoço pronunciado, olhos pequenos; possui faixa negra que vai dos olhos até a parte posterior da boca. É considerada a maior cobra do mundo e é o maior réptil brasileiro. Não é peçonhenta, mata suas presas enrolando-se em seu corpo e estrangulando-a.

Habitat: lagos, rios e pântanos.

Ocorrência: Venezuela, Guianas, Bolívia, Colômbia e Brasil (centro-oeste e Amazônia).

Hábitos: noturno ou crepuscular. Exímia nadadora e possui hábitos intimamente ligados à água.
Alimentação: peixes, rãs, capivaras, veados, jacarés, e qualquer animal desavisado que vai fazer uso da água na hora errada.


Reprodução: vivípara. A incubação dura em torno de 180 dias, nascendo entre 10 e 20 filhotes no início da estação chuvosa.

Ameaças: sua diminuição populacional deve-se a caça predatória do homem, interessado no couro forte e grande que esta cobra possui e pela carne, além da destruição dos ecossistemas aquáticos e ultimamente, é muito traficada pelo interesse dos zôos do mundo inteiro.

Fonte: Vivaterra

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem